Métodos de Ensino - Método de Perguntas e Respostas.
Olá professores, tudo bem? Neste artigo de hoje vamos falar um pouco sobre MÉTODOS de ensino. Acredito que você como professor da EBD, provavelmente já tenha ouvido falar sobre alguns métodos de ensino. Os principais e mais utilizados métodos de ensino são: o método do discurso, o método da narração, o método de dinâmica em grupos e o método de perguntas e respostas. E em especial vamos falar neste artigo sobre o método de perguntas e respostas.
Mas, antes de discorrermos sobre o tema proposto é importante deixar bem claro que, não existe nenhum método que terá eficiência e eficacia, se não for aplicado da forma correta e em conjunto com outros métodos, eles devem ser combinados entre si para trazer resultados melhores, por isso, é necessário que o professor saiba exercer a sua criatividade para combina-los entre si e não deixar que a aula fique repetitiva e monótona.
Hoje especificamente falaremos sobre a arte de ensinar utilizando-se do método de perguntas e respostas.
O que é o método de perguntas e respostas?
É um dos métodos mais eficientes, se aplicado da forma correta, pois ele é capaz de levar o aluno a pensar por si só e refletir na lição estudada com mais profundidade.Todo professor precisa se desenvolver na arte de fazer perguntas para poder ter bom êxito em sala de aula.
No livro MANUAL DO PROFESSOR EFICAZ de Donald Griggs, o autor escolheu uma maneira muito pratica e funcional para classificar perguntas. Quase todas as perguntas podem ser classificadas em uma destas três categorias: Perguntas Pessoais; Perguntas Analíticas e Perguntas Informativas.
Perguntas Pessoais:
Não estamos falando de intimidade ou de invadir a privacidade pessoal. Antes, estamos nos referindo a perguntas relacionadas com a experiência vivencial da pessoa, perguntas com as quais o aluno pode
identificar-se pessoalmente. A intenção do ensino é guiar os alunos nas suas escolhas pessoais e na
formação de valores. Perguntas neste nível são um meio eficaz de engajar os alunos no processo de
pensar, refletir, expressar e agir sobre os interesses com os quais se relacionam pessoalmente.
Alguns exemplos:
“Se você tivesse sido Moisés, que teria feito quando ...? ”
“Mencione algumas ocasiões em que você teve de fazer algo que lhe era muito difícil
Perguntas Analíticas:
As perguntas analíticas requerem que os alunos pensem para poder responder, mas não requeremrespostas certas. Elas são mais abertas, com o potencial de terem muitas e diferentes respostas. A
mesma pergunta analítica pode ser feita a cada aluno, e cada um poderia ter uma resposta diferente.
As perguntas analíticas indagam: “Que você pensa a respeito d e . e sugerem que o professor quer
saber realmente o que o aluno pensa e, quando ele expressa o que pensa, seus pensamentos serão aceitos.
Alguns exemplos:
“Quaisforam alguns motivos que fizeram Moisés relutar contra a idéia de regressar
ao Egito ? ” “O que você acha que Moisés quis dizer com ...? ”
Perguntas Informativas:
Perguntas informativas requerem que os alunos lembrem algo para dar a resposta. Como resultadoda leitura, de ouvir, ou de receber informação por outro meio, os professores esperam que os alunos
lembrem alguns fatos para responder às perguntas.
Elas são mais fechadas, pois tendem a requerer uma resposta certa. Quando os alunos enfrentam só este tipo de pergunta, sentem que estão fazendo uma prova. É quase impossível ter uma discussão com este tipo de pergunta.
Por exemplo:
“Onde morou Moisés quando era criança ? ’
“Para que país Moisés fugiu depois de matar o egípcio ? ”
Muitas vezes, os professores fazem perguntas sem as ter preparado com antecedência. As perguntas informativas são as mais fáceis de se formular, porém, permitem apenas a verificação de respostas certas ou erradas; não são muito produtivas, a não ser que usadas em conjunto com perguntas
analíticas e pessoais. O uso de perguntas é um dos principais meios para motivar os alunos a pensar e se expressar, assim eles podem envolver-se mais no processo de seu próprio aprendizado. Os professores devem planejar cuidadosamente algumas perguntas-chaves, analíticas e pessoais,
que podem ser usadas no período de aula, para continuar as pesquisas sobre a informação apresentada. O equilíbrio certo entre os três tipos de perguntas guiará os alunos e professores
a conseguir maior interação e melhor aprendizado.
ALGUMAS DIRETRIZES SOBRE COMO FAZER PERGUNTAS
Em seu livro MANUAL DO PROFESSOR EFICAZ, Donald Griggs ainda da algumas dicas sobre como fazer perguntas da forma correta:
1. Faça perguntas mais abertas do que fechadas
As perguntas fechadas são aquelas que têm só uma alternativa de resposta ou implicam um “sim” ou
um “não” . Estas são perguntas que fazem teste do que foi decorado e não do que foi aprendido sobre a matéria. Quando for tentado a fazer este tipo de pergunta, faça uma declaração e, em seguida, faça
perguntas abertas, analíticas, de sondagem.
2. Faça só uma pergunta de cada vez
Mais de uma pergunta confunde o aluno. Professores que fazem várias perguntas de uma só vez,
geralmente, não pensaram bastante ou não se prepararam adequadamente e estão “pescando” .
3. Apresente as perguntas à classe toda
Ao invés de “matar” um aluno, dirigindo-lhe uma pergunta, faça-a para a classe inteira. Observando a
prontidão de um aluno, é possível reconhecer que ele quer responder. Um aluno pode ser chamado a
responder sem que o professor diga uma palavra, apenas através de um olhar, de um sinal com a
mão, ou inclinando a cabeça.
4. Proporcione retorno (feedback) à resposta do aluno
O professor pode apoiar os alunos e facilitar maior discussão, proporcionando retorno (feedback)
verbal e não verbal para que saibam que ele ouviu e recebeu a resposta.
5. Após a pergunta e a resposta, prossiga com perguntas mais profundas
Perguntas mais profundas devem seguir as primeiras, pois incentivam maiores pesquisas e exploração
sobre a matéria, e proporcionam um certo grau de reforço.
6. Após fazer uma pergunta, aguarde em silêncio
O melhor passo a dar após fazer uma pergunta, é manter silêncio. Se a pergunta foi feita e se os
alunos têm dados suficientes para respondê-la, então precisam de tempo para pensar. Dez segundos
não é muito tempo. Contudo, dez segundos de silêncio parecem uma eternidade para um professor
que está um pouco ansioso. Deixe por conta dos alunos o peso do silêncio. Cale-se e fique calmo;
provavelmente, alguém responderá.
7. Use o estilo de interrogação e não de interrogatório
Ao usar o estilo de interrogação, o professor diz ao aluno: “Estou com você; estou interessado no que
você pensa e diz.” O estilo de interrogatório faz com que as pessoas fiquem na defensiva, o que
inibe sua habilidade de pensar e de se expressar criativamente.
8. Anime os alunos a perguntarem também
O professor não é o dono das perguntas; os alunos também podem usá-las eficazmente.
9. Evite repetir a resposta do aluno
Só há dois motivos para repetir a resposta do aluno: para reforçar a resposta ou para dizê-la de modo
que todos possam ouvi-la.
10. Aceite as respostas dos alunos como se fossem presentes
Quando um aluno arrisca uma resposta está arriscando algo de si mesmo. Todo aluno espera que suas respostas sejam aceitas. Nem sempre estamos inteiramente satisfeitos com todos os presentes que recebemos; porém, geralmente, somos corteses ao receber mesmo aqueles que não nos agradam muito.
FONTE: MANUAL DO PROFESSOR EFICAZ - Donald Griggs
Espero que este artigo tenha sido útil, em breve estarei falando sobre outros métodos e suas aplicações em sala de aula.