Como dar aula na escola bíblica dominical - Como Controlar o Medo De Falar em Público




Como dar aula na escola bíblica dominical - Como Controlar o Medo De Falar em Público



O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO


Pesquisas mostram que, nos EUA, o medo de se falar em público é maior do que o medo de morrer. Este medo ( caracterizado pelo famoso "frio na barriga" ), é um dos maiores inimigos do professor da EBD e pregadores.


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QUAIS AS CAUSAS DO MEDO DE SE FALAR EM PÚBLICO?



1. Traumas infantis - é uma das causas mais comuns entre os professores. Geralmente, este trauma surge de "apresentações improvisadas" dentro das salas de aula de ensino infantil. Lembra-se daquela professora que lhe obrigou a recitar um texto na frente da sala naquele dia traumático ( e que você tremeu mais que vara verde! )? Pois é, profissionais assim são responsáveis pela maioria dos casos de traumas de se falar em público.

2. Desconhecimento da matéria - o total, ou parcial, despreparo na matéria da qual falamos nos gera insegurança: temos medo de que alguém faça uma pergunta acerca de um tópico do qual não estudamos bem.

2. Insegurança - o medo de se expressar e não Ter o resultado desejado pode estar "minando" o seu potencial criativo.

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COMO CONTROLAR O MEDO?



Certo orador famoso falou que "nenhum curso ensina como perder o medo de se falar em público. O que pode ser aprendido é como dominar o nosso medo". O que passaremos agora são recomendações úteis para se controlar o medo.


1. Controle seu nervosismo - não alimente a chama do seu nervosismo. Roer unhas, colocar as mãos no bolso, mexer os dedos, etc. - são atos que alimentam o nosso nervosismo. Evite-os.

2. Quando o medo aparecer encare-o normalmente - quando os sintomas do medo aparecer em você (suor, empalidecimento, tremores, etc.) encare-os como algo comum.
Todos os grandes oradores que você admira passam pelas mesmas situações que você; só que com uma diferença: eles aprenderam a controlar o medo.

3. Tenha uma atitude correta - os psicólogos falam que o "corpo fala"; geralmente esta linguagem é estampada em nossos corpos através de gestos. Normalmente os nossos gestos são inconscientes e as pessoas observam isto. Nossos gestos mostram o que se passa em nosso íntimo. Portanto, quando for dar uma aula, ou preleção, apresente-se de uma maneira que passe segurança a quem lhe ver.
Tenha passos firmes e tranqüilos. Isto passará para o auditório uma imagem positiva ao seu respeito.

4. Saiba o que falar - faça um propósito de sempre falar do que você tem certeza ou domina bem. Como vimos anteriormente, o desconhecimento da matéria é uma das causas do medo. Portanto, negue-se a falar o que você não sabe.

5. Não adquira "vícios de orador" - Mãos no bolso, segurar canetas, segurar revistas, segurar livros, etc. Estes são algum “alivia-medo" mais comuns nos meios pedagógicos. Estes "vícios" em nada ajudam em controlar o nervosismo. Por isso, evite-os; pois poderá cansar o auditório.
Cuidado com os vícios de linguagem ( né, ta, viu, etc.)

6. Chame a sua voz com a respiração – Antes de falar é ideal fazer um relaxamento dos ombros, cabeça e pescoço.
Para passar do silêncio para o som, as cordas vocais estarão se aproximando para realizarem uma vibração, por isso, comece a falar com cuidado, suavemente, para não depender demasiada força.
O nervosismo deixa a voz enroscada na garganta e cada frase é pronunciada com dificuldade, aumentando assim a intranqüilidade de quem fala. Tossir, pigarrear, além de ser desagradável aos ouvidos de quem ouve não resolve o problema, pelo contrário, pode agrava-lo. Se ocorrer um desequilíbrio na voz, durante a aula, chame a sua voz respirando profundamente e ficando tranqüilo.

7. Pratique - O medo de se falar em público só é controlado quando praticamos. Com o tempo você fará tudo automaticamente. Não se preocupe se hoje você não fez "grandes coisas". Amanhã pode ser o seu dia. Lembre-se: todos aqueles que você admira falar, já passaram pelo que você passa.

8. Lembre-se - Quando se postar diante de uma platéia lembre-se destas técnicas e de que você não deve nada a ninguém. A melhor recompensa que um orador pode receber é a atenção que os ouvintes podem lhe dar.

9. Observar as pessoas - a fim de definir o assunto de interesse delas.

10. Desperte o interesse - Sempre despertar o interesse e a curiosidade do publico a fim de fugir da oratória maçante.
Observe o comportamento do auditório, pois este serve de base para avaliação do desenvolvimento e recepção do sermão.
O olhar, os braços, a expressão facial, a postura do ouvinte são elementos que nos falam e transmitem mensagens em códigos que quando bem captadas lhe dá uma visão geral de seu desempenho e do andamento da pregação. Assim poderá se adequar ao momento e até mesmo dar um outro rumo em sua pronunciação.
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O CINCO "NÃOS" DE UM BOM PROFESSOR/PREGADOR



1. Não peça desculpas ao auditório - geralmente estas desculpas são duas: problemas de saúde e desconhecimento da matéria. Se você fizer isto passará uma mensagem negativa para a platéia que não o ouvirá com "bons ouvidos".

2. Não conte piadas - contar piadas fora do contexto da palestra é prejudicial. Poderá causar risos, mas, e depois? Nunca use a piada para "dar graça" a sua matéria.

3. Não comece sua aula com palavras vazias que demonstram falta de objetividade - palavras como: bem, bom, aí e então, não possuem nenhum significado e ficam soltas, dificultando a conquista do auditório. Evite usar a palavra não, talvez, pode ser, não tenho certeza.
Use as palavras corretas para convencer e nunca dar margens para indecisão.

4. Não firme posição em assuntos polêmicos - o bom professor deve ser imparcial. Ao tomar posição em um assunto polêmico (divórcio, drogas, aborto, etc.) o professor corre o risco de perder a simpatia de boa parte da sala. O professor deve levar a cada aluno a tirar suas próprias conclusões.

5. Não usar chavões ou frases vulgares - Chavões do tipo "oh! Glória!”, "tá amarrado!", etc. Colocam a sua pessoa como um simples imitador. Todo bom professor tem o seu próprio estilo.





O QUE TODO BOM PROFESSOR FAZ



1. Ele aproveita as circunstâncias - todo bom professor sabe aproveitar bem o tempo ( o relógio é o seu melhor amigo ), o lugar ( o espaço físico deve ser observado pelo professor evitando transtornos durante a aula), e a matéria ( o bom professor aproveita todas as informações que a matéria pode lhe passar.)

2. Ele dá uma informação que causa impacto no auditório - o bom professor procura, na matéria a ser dada, um fato que seja do desconhecimento do auditório. Todo aluno gosta de ouvir coisa nova.

3. Ele explica tudo - desde termos simplórios, até definições teológicas. Nunca espere que seus alunos saibam o que você sabe.

4. Ele elogia o auditório - os melhores professores são aqueles que elogiam os alunos. Faça o mesmo.

5. Ele promete brevidade - nenhum aluno gosta de professores maçantes. O professor deve ser direto.

6. Ele levanta reflexões - como professor você não deve pescar para o seu aluno. Você deve ensinar ao aluno como pescar. Ensinar não é tirar responsabilidades; é dar responsabilidade. Leve seu aluno a ter opinião própria. Porém, não transfira problemas para os participantes, sem fornecer-lhes alternativas.

7. Ele demonstra total conhecimento da matéria dada - isto cativa qualquer auditório e controla qualquer medo. Se sei, porque temer?

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Para quem é indicado?

Curso de formação de professores e lideres da EBD é indicado para professor de Escola Bíblica, líderes e diretoria da EBD, obreiros, evangelistas, pastores e todo aquele que desejar obter conhecimentos sobre o bom funcionamento da Escola Bíblica.