Como dar aula na Escola Bíblica -
4 Dicas de como Melhorar o Ensino na EBD
Quando se dá uma aula na escola bíblica dominical, o que se pretende é que nosso aluno cresça em todos os sentidos, como está escrito na bíblia "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo." 2 Pedro 3:18.
Outro objetivo importantíssimo que queremos alcançar e que o aluno seja apto para pregar, para ensinar e para defender a fé.
Por tudo isso sugerimos que os irmãos professores e futuros professores da ebd, leiam, reflitam e o mais importante coloquem em prática as dicas a seguir:
1. Jamais faça uma aula de improviso
Muitos professores algumas vezes negligenciam a didática do ensino, acreditando que qualquer aula está muito boa, e que basta passar o conteúdo e pronto o trabalho está feito. Mas, isso é uma ilusão, pois na verdade a nossa aula precisa ser a melhor possível, porque estamos ensinando para os alunos é a palavra de Deus e não uma coisa qualquer, assim, precisamos nos esforçar e buscar cada vez mais conhecimento e metodologias de ensino para poder transmitir bem o conteúdo aos alunos, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais dinâmico e eficiente possível.
2. É preciso se fazer uma aula com profundidade e conteúdo.
É necessário pesquisar em livros, revistas da escola dominical, enciclopédias, dicionários, dicionários bíblicos e manuais bíblicos de boa qualidade.
Tenha sempre em mãos na hora de estudar, pelo menos tres ou quatro versões de Bíblias, e ainda um bom comentário bíblico, pois, ele será de grande ajuda.
3. Planejamento
Sempre se planeje antes as suas aulas, planejamento é fundamental:
Ore, peça a Deus entendimento, pois Ele dá;
pesquise;
estude bem o tema;
converse com alguém e tire suas dúvidas.
Isso vai valorizar intensamente a sua aula e o aluno vai perceber que voce se preparou, e, ele também percebe quando o professor não se prepara, então, "jamais subestime a inteligencia de seu aluno"
O aluno percebe quando o professor está inseguro, ou quando está despreparado, e quando isso acontece, o aluno fica desestimulado a aprender, e é por isso que muitas vezes alguns alunos deixam de freqüentar a Escola bíblica.
4. Interação
Fale de uma forma mais clara possível, em uma linguagem que o seu aluno consiga entender. Conheça seus alunos e procure criar empatia com eles.
Sempre que possível se reúna com os demais professores da sua igreja para compartilharem ideias sobre como melhorar a escola e o ensino.
(Saiba mais sobre formação de professores)
Espero que este conteúdo tenha ajudado, caso tenha alguma pergunta ou sugestão, deixe nos comentários não se esqueça de se inscrever no canal, para não perder os próximos conteúdos!
Fiquem na paz do Senhor!
Até logo!
Veja abaixo mais alguns materiais para ajudar a melhorar ainda mais suas aulas na EBD:
Quer melhorar ainda mais suas aulas na EBD?
Conheça o Curso de Formação de Professores e Lideres da EBD (Saiba mais)