Como dar aula na escola bíblica dominical - Dicas sobre Oratória para Professores de EBD
PERGUNTAS BÁSICAS SOBRE TÉCNICAS DE ORATÓRIA
1. Como se usa o microfone?
- Não toque no fio;
- Não bata nem limpe o microfone diante do público;
- Não comente nada, com ninguém, próximo ao microfone;
- Antes de começar a falar regule bem o microfone;
- Analise qual à distância que você deve falar do microfone. Aconselhamos uns 30 centímetros;
- Deixe o auditório ver o seu rosto. Deixe o microfone uns dois centímetros abaixo do queixo;
- Ao falar não segure no pedestal e fale sempre olhando sobre o microfone;
- Não grite; se precisar segurar o microfone na mão evite gritar. Segure o microfone com a mesma distância que começou a aula.
2. E quando der um "branco"?
- O "branco" é devido ao excesso de nervosismo, falta de conhecimento profundo e falta de seqüência lógica na apresentação; se ocorrer o "branco" recapitule as últimas informações que você passou para o auditório, de preferência com palavras diferentes.
3. E quando os alunos conversam durante a aula?
- Fale um pouco mais baixo do que eles. Isto chamará a atenção deles;
- Fale olhando na direção de quem conversa;
- Pare de falar;
- Peça que se cale;
- Retire-se da sala ou sente-se:
- Faça uma pergunta ao conversador.
4. Como usar o quadro negro?
- Enquanto escrever não pare de falar;
- Não fique na frente do quadro enquanto estiver escrevendo;
- Escreva com um bom tamanho de letra. Nunca de as costas para o publico. Isto demonstra indiferença, e arrogância.
5. E se eu for convidado para dar uma aula de improviso?
- A resposta é simples: não vá.
Quer se tornar um Professor e Líder da Escola Bíblica altamente Capacitado e Comprometido com o Ensino Bíblico? (Saiba mais)
6. Como manter o auditório acordado e atento?
- Observe o comportamento do auditório, pois este serve de base para avaliação do desenvolvimento e recepção do sermão.
- O olhar, os braços, a expressão facial, a postura do ouvinte são elementos que nos falam e transmitem mensagens em códigos que quando bem captadas lhe dá uma visão geral de seu desempenho e do andamento da pregação. Assim poderá se adequar ao momento e até mesmo dar um outro rumo em sua pronunciação.
- Faça transparecer se seguro, forte, confiante e com muita fé, no que estiver transmitindo, a fim de contagiar o publico e conquistar o Carisma.
- Movimente-se, mas, com moderação.
- Use a voz de forma adequada.
7. Como fazer o bom uso da voz?
- A voz deve transmitir a emoção daquilo que está falando para o ouvinte.
Use várias tonalidades de voz, uma aula (palestra) com um único tom de voz torna se cansativa e enfadonha para os alunos.
- Intensidade: Cuidado para não usar a intensidade de forma inadequada. Ex.: Falar excessivamente alto em situações onde não é exigido este esforço como, ao telefone ou com uma só pessoa.
- Altura: Classifica-se em grave, média e aguda. Devemos empregar o registro médio para falar. As vozes bem impostadas não apresentam diferenças de timbre na passagem de um registro para o outro.
- Timbre: É a melodia da voz. O timbre é proporcionado pelo sistema de resistência e depende das qualidades físicas do falante.
- Ritmo: Movimentos com sucessão regular de sons fortes com relação a elementos fracos.
É pela observação do ritmo da respiração e identificação com a pulsação que se pode obter uma harmonia adequada, tanto ao movimento como a fala.
Inflexões: As inflexões são ondulações da voz que se elevam ou se abaixam, quando expressamos o nosso pensamento.
- Não fale com muita intensidade, reserve forças para o ponto culminante.
- Não deixe que a voz caia nas últimas sentenças das palavras.
- Respire de forma disciplinada
- Varie a força, a velocidade e o ritmo da voz para não cansar a platéia.
- Leitura do sermão somente em solenidade ou formaturas especiais.
8. Como devo preparar a minha matéria?
- Deve-se ver o que se sabe sobre o assunto.
- Conversar com outras pessoas acerca do assunto.
- Faça pesquisas. Não se limite à Bíblia.
- Coloque todas as informações no papel.
- Distribua as informações dentro do esboço da aula,
- Treine.
9. Como manter o interesse dos alunos?
- Sempre despertar o interesse e a curiosidade do publico a fim de fugir da oratória maçante.
- Prepare o seu aluno para aula - cite algo interessante logo no início;
- Saia um pouco da matéria e aborde um fato bem-humorado, voltando, em seguida, para a matéria.
- Demonstre sentimento de prosperidade. As pessoas só acreditam em quem prospera.
Dicas gerais
2) Se prepare para dar a aula.
3) Chegue cedo, antes dos alunos, para recepcioná-los;
4) Conheça o lugar onde você vai dar aula. é importante se movimentar antes da aula no local da aula, para evitar futuros "micos".
5) Sorria.
6) Cumprimente a todos.
7) Trate o aluno pelo nome
8) Olhe sempre nos olhos do aluno quando ele lhe fizer uma pergunta
9) Gesticule ( sem exagero)
10) Movimente-se ( sem exagero)
11) Fale de maneira modulada
12) Evite apoiar-se em uma perna
13) Estimule a participação ativa do aluno
14) Estimule perguntas
15) Estimule discussões
16) Use linguagem coerente com o seu grupo
17) Aprenda a perguntar
18) Saiba ouvir
19) Cronometre o seu tempo de aula
20) Evite interrupções quando o aluno estiver falando
21) Em uma discussão não se envolva emocionalmente
(Saiba mais)
Abaixo mais alguns materiais para ajudar a melhorar suas aulas na EBD:
O Que é Necessário Para ser um Professor Eficiente na EBD
Conheça o Curso de Formação de Professores e Lideres da EBD
Para quem é indicado?
O Curso de formação de professores e lideres da EBD é indicado para professor de Escola Bíblica, líderes e diretoria da EBD, obreiros, evangelistas, pastores e todo aquele que desejar obter conhecimentos sobre o bom funcionamento da Escola Bíblica.