Como dar aula na escola bíblica dominical - Dicas sobre Oratória para Professores de EBD



















Como dar aula na escola bíblica dominical - Dicas sobre Oratória para Professores de EBD 



PERGUNTAS BÁSICAS SOBRE TÉCNICAS DE ORATÓRIA


1. Como se usa o microfone?


  1. Não toque no fio;
  2. Não bata nem limpe o microfone diante do público;
  3. Não comente nada, com ninguém, próximo ao microfone;
  4. Antes de começar a falar regule bem o microfone;
  5. Analise qual à distância que você deve falar do microfone. Aconselhamos uns 30 centímetros;
  6. Deixe o auditório ver o seu rosto. Deixe o microfone uns dois centímetros abaixo do queixo;
  7. Ao falar não segure no pedestal e fale sempre olhando sobre o microfone;
  8. Não grite; se precisar segurar o microfone na mão evite gritar. Segure o microfone com a mesma distância que começou a aula.
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2. E quando der um "branco"?


  •  O "branco" é devido ao excesso de nervosismo, falta de conhecimento profundo e falta de seqüência lógica na apresentação; se ocorrer o "branco" recapitule as últimas informações que você passou para o auditório, de preferência com palavras diferentes.


3. E quando os alunos conversam durante a aula?


  • Fale um pouco mais baixo do que eles. Isto chamará a atenção deles;
  • Fale olhando na direção de quem conversa;
  • Pare de falar;
  • Peça que se cale;
  • Retire-se da sala ou sente-se:
  • Faça uma pergunta ao conversador.




4. Como usar o quadro negro?



  • Enquanto escrever não pare de falar;
  • Não fique na frente do quadro enquanto estiver escrevendo;
  • Escreva com um bom tamanho de letra. Nunca de as costas para o publico. Isto demonstra indiferença, e arrogância.
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5. E se eu for convidado para dar uma aula de improviso?


  • A resposta é simples: não vá.


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6. Como manter o auditório acordado e atento?


  1. Observe o comportamento do auditório, pois este serve de base para avaliação do desenvolvimento e recepção do sermão.
  2. O olhar, os braços, a expressão facial, a postura do ouvinte são elementos que nos falam e transmitem mensagens em códigos que quando bem captadas lhe dá uma visão geral de seu desempenho e do andamento da pregação. Assim poderá se adequar ao momento e até mesmo dar um outro rumo em sua pronunciação.
  3. Faça transparecer se seguro, forte, confiante e com muita fé, no que estiver transmitindo, a fim de contagiar o publico e conquistar o Carisma.
  4. Movimente-se, mas, com moderação.
  5. Use a voz de forma adequada.
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7. Como fazer o bom uso da voz?


  • A voz deve transmitir a emoção daquilo que está falando para o ouvinte.


Use várias tonalidades de voz, uma aula (palestra) com um único tom de voz torna se cansativa e enfadonha para os alunos.


  • Intensidade: Cuidado para não usar a intensidade de forma inadequada. Ex.: Falar excessivamente alto em situações onde não é exigido este esforço como, ao telefone ou com uma só pessoa.

  • Altura: Classifica-se em grave, média e aguda. Devemos empregar o registro médio para falar. As vozes bem impostadas não apresentam diferenças de timbre na passagem de um registro para o outro.

  • Timbre: É a melodia da voz. O timbre é proporcionado pelo sistema de resistência e depende das qualidades físicas do falante.

  • Ritmo: Movimentos com sucessão regular de sons fortes com relação a elementos fracos.

É pela observação do ritmo da respiração e identificação com a pulsação que se pode obter uma harmonia adequada, tanto ao movimento como a fala.

Inflexões: As inflexões são ondulações da voz que se elevam ou se abaixam, quando expressamos o nosso pensamento.


  1. Não fale com muita intensidade, reserve forças para o ponto culminante.
  2. Não deixe que a voz caia nas últimas sentenças das palavras.
  3. Respire de forma disciplinada
  4. Varie a força, a velocidade e o ritmo da voz para não cansar a platéia.
  5. Leitura do sermão somente em solenidade ou formaturas especiais.

8. Como devo preparar a minha matéria?


  1. Deve-se ver o que se sabe sobre o assunto.
  2. Conversar com outras pessoas acerca do assunto.
  3. Faça pesquisas. Não se limite à Bíblia.
  4. Coloque todas as informações no papel.
  5. Distribua as informações dentro do esboço da aula,
  6. Treine.
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9. Como manter o interesse dos alunos?


  • Sempre despertar o interesse e a curiosidade do publico a fim de fugir da oratória maçante.
  • Prepare o seu aluno para aula - cite algo interessante logo no início;
  • Saia um pouco da matéria e aborde um fato bem-humorado, voltando, em seguida, para a matéria.
  • Demonstre sentimento de prosperidade. As pessoas só acreditam em quem prospera.





Dicas gerais


1) Seja positivo

2) Se prepare para dar a aula.

3) Chegue cedo, antes dos alunos, para recepcioná-los;

4) Conheça o lugar onde você vai dar aula. é importante se movimentar antes da aula no local da aula, para evitar futuros "micos".

5) Sorria.

6) Cumprimente a todos.

7) Trate o aluno pelo nome

8) Olhe sempre nos olhos do aluno quando ele lhe fizer uma pergunta

9) Gesticule ( sem exagero)

10) Movimente-se ( sem exagero)

11) Fale de maneira modulada

12) Evite apoiar-se em uma perna

13) Estimule a participação ativa do aluno

14) Estimule perguntas

15) Estimule discussões

16) Use linguagem coerente com o seu grupo

17) Aprenda a perguntar

18) Saiba ouvir

19) Cronometre o seu tempo de aula

20) Evite interrupções quando o aluno estiver falando

21) Em uma discussão não se envolva emocionalmente

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Para quem é indicado?

Curso de formação de professores e lideres da EBD é indicado para professor de Escola Bíblica, líderes e diretoria da EBD, obreiros, evangelistas, pastores e todo aquele que desejar obter conhecimentos sobre o bom funcionamento da Escola Bíblica.