HÁ ERROS NA BÍBLIA? Como sabemos que a Bíblia é verdadeira?

Como sabemos que a Bíblia é verdadeira?



HÁ ERROS NA BÍBLIA? COMO PODEMOS TER CERTEZA QUE A BÍBLIA É A VERDADE



Essa é uma excelente pergunta porque muita coisa está em jogo na fé cristã no que se refere à veracidade das Escrituras. A Bíblia é nossa fonte primária de informação sobre Jesus e sobre todas aquelas coisas que abraçamos como elementos de nossa fé. Sem dúvida, se a Bíblia não é verdadeira, então os cristãos professos estão em sérias dificuldades. Creio que a Bíblia é verdadeira. Creio que ela é a Palavra de Deus. Como o próprio Jesus declarou sobre as Escrituras: “A tua Palavra é a verdade”. Mas por que estou convencido de que a Bíblia é a verdade?



Examinamos o conteúdo das Escrituras para verificar se ela é coerente. Uma das coisas mais espantosas, sem dúvida, é que a Bíblia apresenta literalmente milhares de profecias históricas verificáveis, casos nos quais os eventos foram claramente preditos, e ambos, a predição e o cumprimento são uma questão de registro histórico. A própria dimensão do simples cumprimento da profecia das Escrituras do Antigo Testamento deveria ser suficiente para convencer qualquer pessoa de que estamos lidando com um tipo de literatura sobrenatural.


Sem dúvida, alguns teólogos têm dito que, com toda evidência que existe de que as Escrituras são verdadeiras, somente poderemos aceitá-las através da ação do Espírito Santo trabalhando em nós para superarmos nossos preconceitos e dificuldades contra as Escrituras e contra Deus. Em teologia isso é chamado de testemunho interno do Espírito Santo. Nesse ponto, quero enfatizar que, quando o Espírito Santo me ajuda a ver a verdade das Escrituras e a abraçar essa verdade, não é porque ele esteja me dando uma percepção especial que não dá a outras pessoas, ou que esteja me dando uma informação que ninguém mais tem. Tudo o que o Espírito Santo faz é mudar o meu coração, mudar minha disposição para com a evidência que já está lá. Penso que Deus mesmo plantou dentro das Escrituras uma coerência interna que dá testemunho de que essa é a sua Palavra.



Não há nem mesmo um só erro no texto original da Bíblia que tenha sido demonstrado.



Os críticos afirmam que a Bíblia está cheia de erros. Alguns falam, até mesmo, em milhares de erros. A verdade é que não há nem mesmo um só erro no texto original da Bíblia que tenha sido demonstrado. Isso não quer dizer que não haja dificuldades em nossas Bíblias, dificuldades de interpretação e tradução há sim, mas, realmente, não há erros nas Escrituras. Por quê? Porque a Bíblia é a Palavra de Deus, e Deus não pode errar. 



Vamos tratar isto de uma forma lógica, examinando as premissas:


  1. Deus não pode errar. 
  2. A Bíblia é a Palavra de Deus. 
  3. Portanto, a Bíblia está isenta de erros.



Como qualquer estudante de lógica sabe, este é um silogismo (uma forma de raciocínio)
válido. Assim, se as premissas são verdadeiras, as conclusões também são verdadeiras. Como
vamos mostrar, a Bíblia declara sem rodeios ser a Palavra de Deus. Ela nos informa também que Deus não pode errar. A conclusão, então, é inevitável: a Bíblia está isenta de erros. Se ela estivesse errada em qualquer coisa que afirma, então Deus teria cometido um erro. Mas Deus não pode cometer erros.


1 - Deus não pode cometer erros 


As Escrituras declaram enfaticamente que "é impossível que Deus minta" (Hb 6:18). Paulo
fala do "Deus que não pode mentir" (Tt 1:2). Ele é um Deus que, mesmo que não sejamos fiéis,
"permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (2 Tm 2:13). Deus é a
verdade (Jo 14:6) e assim também é a Palavra dele. Jesus disse ao Pai: "a tua Palavra é a verdade"
(Jo 17:17). O salmista exclamou: "As tuas palavras são em tudo verdade" (SI 119:160).



2 - A Bíblia é a Palavra de Deus


Jesus referiu-se ao AT como sendo a "Palavra de Deus", que "não pode falhar" (Jo 10:35). Ele disse:
"até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra"
(Mt 5:18). Paulo acrescentou: "Toda a Escritura é inspirada por Deus" (2 Tm 3:16). Ela veio "da
boca de Deus" (Mt 4:4). Embora tenham sido homens aqueles que escreveram as mensagens,
"nunca, jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da
parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1:21). Jesus disse aos líderes religiosos de seus dias que eles vinham "invalidando a palavra de Deus" pela sua própria tradição (Mc 7:13). Jesus chamou-lhes a atenção para a Palavra de Deus escrita quando repetidamente afirmou: "Está escrito ... está escrito ... está escrito ..." (Mt 4:4, 7,10). Esta frase aparece mais de noventa vezes no NT. É uma forte indicação da autoridade divina da Palavra de Deus escrita.


Dando ênfase à natureza inerrante da verdade de Deus, o apóstolo Paulo referiu-se às Escrituras como "a palavra de Deus" (Rm 9:6). O autor de Hebreus declarou que "a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12).


3 - Portanto, a Bíblia está isenta de erros. 

Conclusão lógica: A Bíblia é isenta de erros.
Sim, Deus falou, e ele não titubeou. O Deus da verdade nos deu a Palavra da Verdade, e ela não contém inverdade alguma. A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus. Ela é a verdade.




FONTES: Livro Boa Pergunta - R. C. Sproul; Manual 
Popular de Duvidas Enigmas e Contradições 
da Bíblia - Norman Geisler/Thomas Howe