Zoroastrismo
É, na verdade, um antigo sistema religioso-filosófico, que pode ser definido com o um a concepção dualista do mundo. O Universo seria uma eterna luta entre o bem e o mal que abrange todos os elementos que o compõe. Esta é sua idéia central.
O s pressupostos do sistema foram estabelecidos por Zoroastro, ou Zaratustra. Nascido na Pérsia, no século 6°a.C., parece ter sido o reformador do masdeísmo, ou mazdeísmo, antiga religião da Média. Sua doutrina foi transmitida oralmente e recolhida nos gathas, os cânticos do Avesta, conjunto de livros sagrados da religião. As reformas de Zoroastro não podem ser entendidas fora de seu contexto social O zoroastrismo defendia a fé em um deus único, chamado A hura Mazda (“Senhor sábio”), a quem se credita o papel de criador e guia absoluto do Universo. Dessa divindade suprema emanariam seis espíritos. Juntos, A hura Mazda e esses entes travam um a luta permanente contra o princípio do mal, Angra Mainyu (ou Ahriman).
A partir desta concepção, o zoroastrismo formulou uma série de exortações destinadas a dirigir a conduta dos homens e reprimir os maus impulsos. Combatendo diariamente Ahriman e sua corte, um a pessoa podia torna-se merecedora das recompensas divinas. Foi durante o reinado de Dario I que o Avesta, ou Zend-Avesta, foi redigido. É nesse livro sagrado (na parte denominada gathas, hinos metrificados em língua arcaica) que se encontra a sistematização tardia dessa religião, que teria sido feita pelo próprio Zoroastro.
Entretanto, por meio dos sucessores de Dario, o zoroastrismo transformou seu caráter, convertendo-se em mazdeísmo (ou masdeísmo), impregnado de crenças populares e dos mais complexos pontos de vista escatológicos e ritualísticos. Restam poucos vestígios dessa religião entre certos grupos étnicos do Oriente Médio, m as a influência do zoroastrismo sem pre existiu na região, como no maniqueísmo, por exemplo, heresia que perdurou até o século 5 da era cristã aproximadamente.
FONTE: APOLOGÉTICA ICP