Islamismo - Seitas e Religiões

Islamismo



A palavra islamismo vem de islão, term o árabe que significa “submissão”. Sua data inicial é apontada com o sendo a hégira (“fuga”), referente à fuga de Maom é de Meca para Medina,em 632 a.C. Maomé é apontado como o último profeta, vindo de um a cadeia que começou com Adão e chegou até essa data.


Maomé era um mercador da Arábia que alegou ter tido visões do anjo Gabriel, que lhe teria ditado o conteúdo de seu livro sagrado: o Corão (ou Alcorão). Sua mensagem resumida seria: “Não há outro Deus a não ser Alá, e Maom é é o seu profeta”. Por suas pregações e atividades guerreiras, Maom é conseguiu unir as dispersas tribos árabes em um único povo e em uma só religião.


Bases da religião islâmica:


• Shahada, declaração de fé que se pronuncia da seguinte form a: “Não há outro deus além de Allah e Muhammad é o seu profeta [ou mensageiro]”.

• Salat, orações pronunciadas, em árabe, cinco vezes ao dia. (O correm ao amanhecer, ao meio-dia, no meio da tarde, ao anoitecer e à noite. Devem ser realizadas, preferivelmente, na mesquita ou em grupo.)

• Zakat, (“purificação”ou “crescimento”). A responsabilidade do cumprimento desta determinação básica cabe apenas ao fiel, que faz o cálculo do rendimento de seu capital anual e daí extrai 2,5% , que serão em pregados no patrocínio de obras sociais e auxílio aos muçulmanos menos favorecidos (Existe, ainda, o sadaca, outra contribuição voluntária que deve ser feita em segredo, com o caridade espontânea).

• Sawn, ou jejum , que deve ser feito no mês de Ramadan, considerado sagrado (Os muçulmanos jejuam durante 30 dias, desde o amanhecer até o pôr-do-sol, período em que se abstêm de comida, bebida e relações sexuais).

• Hajj, ou peregrinação à cidade sagrada de Meca, ao santuário denominado Kaaba. (Deve ser feita pelo menos um a vez na vida e ser empreendida por todos os fiéis que possuem condições físicas e financeiras para tal).


No islamismo, Jesus (Issa), em bora seja tido em alta conta, foi apenas m ais u m dos profetas. Chamá-lo de Filho de Deus é considerado blasfêmia de alto grau, um a vez que seria com parar um ser h u m an o ao p ró p rio Deus.


O islamismo extraiu a maioria de sua doutrina do judaísmo e do cristianismo: acredita em anjos e demônios, no juízo final, no inferno e no céu, em bora tenha definições diferentes.


FONTE: APOLOGÉTICA ICP