JESUS — SÓ ELE SE ENQUADRA NO PERFIL DO MESSIAS PROMETIDO.




JESUS — E só ELE — ENQUADRA-SE NO PERFIL DO MESSIAS PROMETIDO.


Como podemos ter certeza que Jesus realmente é o Messias prometido?



Centenas de anos antes de Jesus nascer, os profetas predisseram a vinda do Messias, do Ungido, que haveria de redimir o povo de Deus. Na verdade, dezenas dessas profecias do Antigo Testamento criaram um perfil ao qual somente o verdadeiro Messias poderia corresponder. Isso deu a Israel um instrumento para descartar impostores e validar as credenciais do Messias autêntico.


Jesus, e apenas ele em toda a história, enquadrou-se nesse perfil. Isso confirma a identidade de Jesus com um grau incrível de certeza. Nas Escrituras hebraicas, que os cristãos chamam de Antigo Testamento, há inúmeras profecias sobre a vinda do Messias, que seria enviado por Deus para redimir o seu povo.


Na verdade, essas predições constituem um tipo de impressão digital figurativa que somente o Ungido poderia ter. Assim, os israelitas eram capazes de eliminar todos os impostores e validar as credenciais do Messias autêntico.


A palavra grega para "Messias" é Cristo. Mas será que Jesus era realmente o Cristo? Será que ele cumpriu miraculosamente as predições escritas centenas de anos antes do seu nascimento? E como podemos saber se ele foi de fato o único indivíduo em toda a história que satisfez as impressões digitais proféticas? Ao lermos as escrituras entendemos que sim, Jesus é realmente o Messias prometido, ele cumpriu miraculosamente todas as profecias (que foram escritas centenas de anos antes de seu nascimento), ele é o único individuo que se enquadra no perfil do Messias.


Se as pessoas passassem a conhecer melhor as profecias da bíblia a respeito do Messias prometido nas escrituras sagradas, com certeza não teriam duvidas de que Jesus é realmente o Messias profetizado pelos profetas do Antigo Testamento muitos anos antes dele vir ao mundo como homem. Jesus é o único individuo que cumpriu todas as profecias sobre o Messias prometido.


Vamos agora a alguns exemplos destas profecias bíblicas da qual estou falando, e você vai notar o qual exato foi o cumprimento delas na vida de Jesus.


Os profetas do antigo tetamento profetizaram detalhes como seria o nascimento e até mesmo a morte do messias:


------> O profeta Isaías indicou o que o Messias nasceria de uma virgem, e que ele seria o Emanuel, que quer dizer Deus conosco: "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." IS 7.14

Isaías também profetizou sobre a sua morte, ele previu que o messias seria crucificado e contado entre os malfeitores:

“…foi contado com os transgressores, contudo, levou sobre si o pecado de muitos…” (Isaías 53.12b).

E nos evangelhos vemos o cuprimento desta profecia, Jesus foi crufificado entre dois ladroes: “E foram crucificados com Ele dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda” (Mateus 27.38. Veja também Marcos 15.27,28).


Lembremo-nos que livro de Isaías foi escrito a mais de 700 anos antes de Jesus nascer;


-------> Miqueias mostrou o lugar do seu nascimento, indicou que ele nasceria em Belém: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miquéias 5:2



-------> Em Gênesis e Jeremias vemos algumas predições de que ele seria descendente de Abraão, Isaque e Jacó, e viria da tribo de Judá, da família de Davi;



-------> Em Salmos vemos que ele seria traído, e que ele sofreria muito, seria acusado por testemunhas falsas, e que seria sua transpassado nas mãos e nos pés e em sua ressurreição ele não se decomporia, mas ascenderia ao céu, e assim por diante.



-------> Isaías 53, foi escrito mais de 700 anos antes de Jesus andar pela terra. De modo claro e específico, numa predição assombrosa envolta em bela poesia, Isaías relata um Messias que haveria de sofrer e morrer pelos pecados de Israel e do mundo:


Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca [...]. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:3-12


Sabemos que Isaías foi escrito a aproximadamente 700 anos antes do nascimento de Jesus, ele se encaixa tão bem nesta profecia que é impossível lermos Isaías 53 e não nos lembrarmos imediatamente da pessoa de Jesus!


A bíblia não relata apenas uma meia duzia de profecias, mas, há uma quantidade  bem grande de profecias a respeito do Messias, e todas apontam para uma unica pessoa JESUS CRISTO. Seria praticamente impossível ele cumprir todas estas profecias, se ele não fosse realmente o messias, mas ele cumpriu cada uma delas, provando que ele é o messias enviado por Deus, o qual os profetas antigos profetizaram acerca dele. Jesus cumpriu com exatidão todas as profecias acerca do messias prometido.


Espero que este conteúdo tenha ajuda do não deixe de se inscreve no blog e no canal para não perder as próximas atualizações


Fiquem na paz do Senhor! Até logo!