A ação do Espírito Santo na vida dos discípulos e dos primeiros cristãos

A importância de sermos cheios do Espírito Santo

A importância de sermos cheios do Espírito Santo  


Veremos neste estudo a importância de sermos cheios do Espirito Santo de Deus. No texto Bíblico de Lucas 24:49 Jesus disse: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder". Vemos aqui que, foi o próprio Jesus, quem ordenou que os seus seguidores buscassem o revestimento de poder.

Também vemos essa promessa do Senhor Jesus em Atos 1:8: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra."

Esse revestimento de poder, o qual Jesus falou, é que nos dá coragem e firmeza para permanecermos
firmes na Fé. E essa deve ser a real importância de buscarmos receber o batismo com o Espírito Santo. O batismo é para que tenhamos força para vencer as batalhas espirituais que teremos ao longo de nossa vida cristã e também força para pregar a Palavra do Senhor com ousadia e com coragem, mesmo em meio a tantas dificuldades e perseguições.

Observemos a oração feita pelos discípulos em Atos 4, logo após Pedro e João terem sido perseguidos pelos principais dos sacerdotes e os anciãos da cidade
"Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus." Atos 4:29-31

Esta é uma oração que a igreja fez depois que os principais dos sacerdotes e os anciãos haviam prendido Pedro e João, logo após Pedro e João terem curado o coxo na porta do templo. Quando os principais dos sacerdotes os prenderam também fizeram-lhes muitas ameaças para que parassem de pregar e ensinar o povo: 
"Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; Pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde. E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos."Atos 4:21-23.

Em seguida, logo após eles terem sido soltos, eles foram para os seus, e contaram tudo o que lhes aconteceu, e então, os que ali estavam fizeram essa oração a Deus buscando revestimento de poder, eles fazem a oração pedindo a Deus coragem e Ousadia para falar de Cristo no Versículo 29 eles oram assim: "e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra" Atos 4:29 na versão nvi diz corajosamente).

E no Versículo 31 já vemos a resposta imediata daquela oração, olha o que diz o versículo 31 "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus." Atos 4:31

Durante a nossa vida cristã precisamos orar como os discípulos, pedindo poder para pregar a Palavra de Deus. Quando somos Cheios do Espírito Santo somos capazes de vencer o medo: o medo das perseguições, o Medo da rejeição, o medo das críticas... Quado estamos revestidos do Espirito Santo de Deus, se preciso for, enfrentamos até a morte por amor a Cristo, porque o Espírito Santo do Senhor é quem nos fortalece e nos capacita a permanecer fiel até o fim. 

Vejamos ação do Espírito Santo na vida de Pedro e dos demais discípulos de Jesus


Quando os principais dos sacerdotes, os escribas e os anciãos foram prender Jesus, os discípulos tiveram muito medo e deixaram Jesus. "Então, deixando-o, todos fugiram." Marcos 14:50. O próprio Pedro, quando Jesus foi preso, sentiu tanto medo de ser preso também que, negou Jesus por três vezes no mesmo dia. 

Mas após a descida do Espírito Santo a coisa mudou, o mesmo Pedro que havia negado Jesus, quando Jesus fora preso, agora havia recebido um revestimento de poder no dia do Pentecoste. O mesmo Pedro que fugiu com os discípulos quando Jesus foi preso e ainda negou Jesus por três vezes agora estava diferente, ele estava diferente, pois, agora ele havia alcançado a promessa que Jesus tinha feito a respeito do Espirito Santo:
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder". Lucas 24:49

Jesus havia ordenado que eles ficassem em Jerusalém até que do alto fosse revestido de poder, Jesus não permitiu que eles ficassem despreparados, e, no dia do Pentecoste eles receberam a plenitude do Espírito. Agora sim estavam preparados, pois, estavam cheios do Poder de Deus. Dai entendemos o porque de Jesus ter ordenado que eles ficassem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder, foi para que não ficassem despreparados, recebessem poder de Deus e fossem Cheios do Espírito Santo de Deus para pregar a palavra do Senhor e fazer a obra do Senhor com coragem. Aleluia!

Jesus sabia bem o que eles iriam enfrentar pra levar a palavra de Deus. Por isso, os capacitou. O mesmo Pedro que era um simples pescador, e que não tinha erudição, agora se levanta no meio daquelas pessoas no dia de Pentecostes e faz um dos discursos mais lindos da Bíblia e ganha naquele dia quase 3 mil almas para Jesus:
"De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas" Atos 2:41

E alguns dias mais tarde Pedro e João são usados por Deus para curar um coxo na porta do templo, e após esse milagre, Pedro faz um segundo discurso, e ganha ainda mas quase 5 mil almas:
"Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil." Atos 4:4

Os principais sacerdotes escribas e anciões, buscavam motivos para aprender Pedro e João, chegaram até a ameaçá-los a castigá-los se eles continuassem a falar de Jesus, mas, agora eles não tinham mais medo, nem mesmo de morrer. Agora havia uma diferença na vida deles, eles agora estavam Cheios do Espírito Santo de Deus . E tinham recebido de Deus uma coragem Sobrenatural. O Crente Cheio do Espírito Santo não tem medo de pregar a palavra de Deus mesmo sendo perseguidos e ameaçados.

A promessa do espírito santo também é para nós nos dias de hoje, Ele nos fortalece e nos capacita, o espírito santo fortaleceu os irmãos daquela época está pronta nos fortalecer também, basta buscar, pois, aquela promessa é para nós também nos dias atuais:
"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. Atos 2:39 

Assim como eles oraram e receberam a virtude o revestimento de poder assim também todo crente que busca o Espírito Santo com sinceridade o recebe, e é renovado e fortalecido! Louvado seja Deus!